Carregando site

ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE OBESO

ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE OBESO

ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE OBESO

A principal função do sistema digestório é a conversão dos alimentos em nutrientes absorvíveis. É um processo mecânico, iniciado na boca com a ingestão do alimento, desintegrando-o com auxílio dos dentes, músculos, saliva caracterizando, assim, as funções de mastigação seguida da deglutição.

A boca é envolvida por receptores sensitivos que estão mais evidentes no início da refeição, sendo que quando o estômago encontra-se saciado, existe um estímulo que cessa essas informações. Os receptores sensitivos favorecem o reconhecimento das diferentes características físicas dos alimentos ingeridos, tais como gosto, olfato, tato, textura, consistência, dureza, temperatura, além de ter a função de controle da fome, apetite e saciedade. O apetite relaciona-se ao desejo de ingestão e a saciedade se refere ao aspecto autolimitante. O ato de mastigar muito bem o alimento e comer diferentes texturas e consistências, variando o tipo de alimento nas refeições auxilia na ativação gustativa do mesmo. Uma mastigação ineficiente pode acarretar disfunções na musculatura orofacial, distúrbios gastrointestinais e também deficiências nutricionais.

Assim, o atendimento Fonoaudiológico pode auxiliar o indivíduo obeso orientando-o quanto à qualidade e quantidade no modo de ingestão dos alimentos. Esses conhecimentos são mostrados ao paciente com um trabalho de conscientização, tendo como objetivo orientar a maneira correta de mastigar, sugar e deglutir, pois são funções que realizamos de maneira automática. Isso é relevante ao indivíduo que irá ser submetido à cirurgia bariátrica, vista que, após o procedimento sua alimentação muda de forma radical e ele deve estar preparado para essa nova modalidade de vida.

Marlei Braude Canterji

Fonoaudióloga

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp