Sleeve (Gastrectomia Vertical)

Sleeve (Gastrectomia Vertical)

O Sleeve, ou Gastrectomia Vertical (gastrectomia em manga) é uma operação puramente restritiva, reduzindo o tamanho do reservatório gástrico em 80% (100 ml).

Nesta cirurgia há uma redução plasmática da grelina (hormônio que regula a fome), estando este mecanismo envolvido na perda de peso, assim como a restrição.

A gastrectomia em manga foi descrita em 1998, porque é passo obrigatório integrante da cirurgia de Duodenal Switch, sendo que em 2003 começou a ser usada como procedimento isolado. Em janeiro de 2010 este procedimento foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

As principais complicações da cirurgia são as fístulas do novo estômago e a hemorragia, além do fato de ser uma cirurgia irreversível, pois 80% do estômago é descartado.

Por ser uma técnica bastante recente, ainda não existem resultados de longo prazo. No entanto, os que até agora estão disponíveis sugerem que a perda de peso pode ser ligeiramente mais acentuada e mais rápida do que a conseguida com a banda gástrica ajustável.