Gravidez após a Cirurgia Bariátrica

Gravidez após a Cirurgia Bariátrica

Gravidez após a Cirurgia Bariátrica

Conheça os benefícios da gravidez após a Cirurgia Bariátrica

Os desejos e motivações para a realização da Cirurgia Bariátrica são diversos. Desde a remissão de doenças associadas como o diabetes e a hipertensão e outros estímulos, como a busca por mais qualidade de vida, o alívio de dores articulares ou, até mesmo, o desejo de ter filhos.
O propósito de uma gestação é o que move muitas mulheres a procurarem tratamento para a obesidade. A Cirurgia Bariátrica pode ser grande aliada, quando estamos falando de gravidez, por proporcionar uma gestação mais tranquila e com menos riscos.
Pesquisas apontam que a gravidez após a Cirurgia Bariátrica é benéfica e segura para a mãe e para o bebê. A perda de peso induzida pela cirurgia evita complicações, tais   como doença hipertensiva da gravidez, diabetes gestacional e complicações obstétricas em geral.
Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) a fertilidade da mulher também aumenta após a Cirurgia Bariátrica, entretanto é recomendável que a gravidez não ocorra no período de emagrecimento desta paciente e a orientação é que a mulher espere pelo menos um ano após a Cirurgia de Obesidade, antes de engravidar.
A paciente do GECOM Letícia Dufech engravidou após dois anos e meio da realização da Cirurgia Bariátrica e compartilha conosco a sua experiência.

Quais foram as tuas motivações para procurar o tratamento da obesidade?

A minha principal motivação era o emagrecimento, realmente. Há algum tempo eu tinha o desejo de ter mais um filho mas, após a primeira gestação eu não consegui mais emagrecer. Já optara por diversas formas de reduzir o peso, como dietas, exercícios, reeducação alimentar e não conseguia chegar ao peso desejado. Durante o processo perdia dois ou três quilos em um mês, e, logo no mês seguinte, voltava a engordar novamente, por vezes, até ganhando mais peso do que anterior.
Então, a minha médica ginecologista, que sabia do meu desejo de ser mãe novamente, me alertou de que eu já estava chegando a uma idade que poderia oferecer algum problema de saúde mais expressivo. Então, ela me perguntou se eu já havia pensado na possibilidade de realizar uma Cirurgia Bariátrica. Eu tinha uma resistência grande sobre esse procedimento, mas o Dr. Gabriel Vargas desmistificou a Cirurgia Bariátrica para mim, que tinha muito preconceito com a intervenção.
Após a indicação da minha médica ginecologista, que é uma pessoa de extrema confiança da minha parte e, após a conversa com o Dr. Gabriel Vargas, que esclareceu todas as minhas dúvidas, eu tive certeza de que essa era a melhor alternativa para o meu caso.

Você já tinha o desejo de engravidar antes de resolver fazer Cirurgia Bariátrica?

A possibilidade de uma segunda gravidez foi um dos motivos pelos quais optei por realizar a Cirurgia Bariátrica. A diferença de idade entre meus filhos é de dez anos e essa segunda gravidez só demorou tanto tempo pelo fato de que eu não conseguia emagrecer. Eu não queria, com o peso que eu tinha, ter mais o ganho de peso na gestação, por isso eu demorei tanto tempo para engravidar novamente.

Você acredita que a Cirurgia Bariátrica lhe ofereceu benefícios durante ou após a gravidez?

A minha gravidez foi muito tranquila e muito normal. Houve uma pequena suspeita de diabetes gestacional, o que não se confirmou em exames posteriores, então a minha gestação foi muito boa.
Na minha primeira gravidez eu engordei 12 quilos e depois eu não consegui mais perder o peso que eu havia engordado, na verdade eu saí do hospital mais pesada do que eu cheguei por conta da anestesia. Já agora, na gravidez ocorrida após a Cirurgia Bariátrica, eu levei 3 semanas para voltar ao meu peso anterior. A minha recuperação foi maravilhosa. Tudo, em comparação com a minha gestação anterior, foi igual ou melhor.

Quanto tempo após a Cirurgia Bariátrica você engravidou?

Eu fiz a Cirurgia Bariátrica em fevereiro de 2019 e eu engravidei em agosto de 2021. Tomei a decisão de que esse era o momento certo de engravidar no fim do ano de 2020. Em conversa com minha Obstetra, estipulamos o prazo de 6 meses para uma gravidez com métodos tradicionais, após esse período pensaríamos em tratamentos para fertilidade. Desde o momento da decisão, até eu estar de fato grávida, passaram-se 8 meses. E eu acredito que eu só não engravidei antes por não acompanhar os meus períodos de fertilidade, porque a partir do momento em que eu olhei para o meu ciclo com mais cuidado eu engravidei com facilidade.

Você fez acompanhamento multidisciplinar durante a gravidez? Precisou de suplementação vitamínica?

Durante a gravidez eu precisei procurar um endocrinologista em função da desconfiança de um possível diabetes gestacional. Fiz a suplementação conforme orientação da minha Obstetra. A única coisa que eu fiz, além, foi começar a usar cálcio, que eu não utilizava após a Cirurgia Bariátrica, consumia apenas o Centrum, Vitamina D e a vitamina B12 de 15 em 15 dias.

Você tem alguma dúvida sobre o GECOM ou sobre Cirurgia Bariátrica e tratamentos de obesidade? Entre em contato conosco pelo telefone (51) 99956-0319 e marque a sua consulta.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.